O que é virtualização
Para compreender o significado de virtualização buscou-se a sua origem, a palavra virtual, do latim medieval "virtualis", derivada de "virtus", que significa força, potência. Entende-se por virtual aquilo que tende a atualizar-se, sem ter passado a concretização efetiva ou formal, ou seja, é algo que ainda não existe na forma física, porém, pode ser considerado como potencialmente não realizado, ainda conceitual.
A ideia de memória virtual surgiu na década de 1950, na Inglaterra, quando pesquisadores desenvolveram o conceito a partir do seu uso em processadores e sistemas operacionais modernos, que consistia em desvincular os endereços físicos de memória daqueles endereços vistos pelas aplicações, permitindo criar programas mais genéricos, que poderiam ser executados em qualquer lugar da memória virtual, triplicando a produtividade dos programadores da época.
A técnica de virtualização permite que um sistema hospedeiro execute vários outros sistemas denominados máquinas virtuais, criando ambientes de execução isolados e independentes, cuja consequência permite a cada unidade ter seu próprio sistema operacional, aplicações e serviços de conectividade. Torna-se importante destacar que a virtualização não deve ser considerada uma simulação ou emulação, pois trata-se de processos reais que se utilizam de tecnologia distinta em equipamentos virtuais.