Saiba mais sobre o tipo de disco utilizar em sua Virtual Machine: Raw, thick ou thin disks
- virtual42
- 9 de ago. de 2014
- 3 min de leitura
Máquinas virtuais criadas pelo VMware ESX/ESXi usam três tipos de discos: Raw, Thick e Thin disks.
Veja como determinar qual o tipo de disco faz mais sentido para você utlizar em uma infraestrutura VMware.
A VMware oferece três tipos de discos virtuais para armazenamento, mas como saber o tipo mais adequado para as nossas VMs? A resposta nem sempre é óbvia, porque cada tipo de disco oferece diversos benefícios: Um, por exemplo oferece melhor desempenho durante a escrita, já um segundo traz mais segurança para seus dados e um terceiro é ótimo quando o espaço em disco é o principal fator.
Raw disks
Raw Disk Mapping (RDM) permite que uma máquina virtual (VM) tenha acesso direto a uma unidade lógica (LUN) em uma rede (SAN) Storage Area Network. Isto significa que os arquivos de dados em disco de uma máquina virtual não residem em um volume virtual que utiliza o sistema de arquivos (VMFS). Em vez disso, um pequeno arquivo descritor indicando o dispositivo referenciado é criado no diretório de trabalho da máquina virtual.
RDM pode ser configurado de dois modos diferentes: modo de compatibilidade virtual ou modo de compatibilidade física. Modo de compatibilidade Virtual virtualiza o dispositivo mapeado e é geralmente transparente para um sistema operacional convidado. Esse modo também oferece algumas vantagens em um volume VMFS, tais como a capacidade de criar snapshots. Modo de Compatibilidade física fornece virtualização SCSI mínima de um dispositivo mapeado, e o VMkernel passa quase todos os comandos SCSI diretamente ao dispositivo, o que permite uma maior integração VM e LUN.
Thick disks
Thick disks.Todo o espaço é alocado no momento da criação e que podem conter dados antigos na mídia física. Esses discos são menos seguros, porque os seus blocos no disco não foram apagados.
Zeroed thick disks.No momento da criação, todo o espaço é alocado e o disco é limpo de seus dados anteriores. Os dados são zerados conforme demanda, mas apenas para a primeira gravação em um bloco de disco virtuais ao criar volumes VMFS, onde este é o tipo de disco padrão. Também conhecidos como lazy zeroed thick estes tipos de discos também têm um seu desempenho (I/O) de entrada um pouco pior no primeiro bloco de gravação do disco, como o disco deve ser zerado, ou limpo, antes da primeira gravação. Gravações subseqüentes ao bloco de disco funcionam de forma semelhante aos Eager zeroed thick disks.
Eager zeroed thick disks.No momento da criação, todo o espaço é alocado e limpo dos dados anteriores em uma mídia física. Além disso, quando o disco é criado, todos os dados são zerados, o que, em comparação com a criação de outros tipos de disco, leva mais tempo. Esses discos são os mais seguros, porque o bloco já foi limpo dos dados anteriores e oferecem um desempenho ligeiramente melhor na primeira gravação.
Thin disks
Thin disks começam pequenos e crescem até o seu tamanho máximo predefinido. Se você criar uma máquina virtual com um disco pequeno de 10 GB, ele terá inicialmente o tamanho de 1 MB e, com o tempo, crescem a um tamanho máximo de 10 GB. À medida que crescem, os discos aprepresentam uma ligeira perda de desempenho, pois o espaço é alocado por demanda. Os Thin disks são úteis para economizar espaço em disco de um volume VMFS, mas pode causar problemas se você não conseguir acompanhar o seu crescimento.
E aí?
Então, qual disco você deve usar para VMs? Se você está preocupado com espaço em disco em seus volumes VMFS usar o Thin disks é uma idéia inteligente. Se você está preocupado com a segurança e quer um desempenho ligeiramente melhor, use Eager zeroed thick disks. Se você quer uma administração mais fácil, use o padrão Zeroed thick disks.
Fonte: Tradução livre / Pesquisa e assuntos de interesse.
Site referência: http://searchvmware.techtarget.com/
Comments