top of page

Solução para os 4 problemas mais comuns que podem surgir com a virtualização

  • virtual42
  • 21 de out. de 2014
  • 4 min de leitura

Os problemas mais comuns ao virtualizar, como expansão de máquinas virtuais e o congestionamento de rede, podem ser corrigidos através de planejamento em vez de mais tecnologia.

A virtualização de servidores proporciona uma utilização mais eficiente dos recursos computacionais, flexibilidade na carga de trabalho e outros benefícios para o processamento de dados locais. Hoje, a maioria das organizações adotaram a virtualização em algum grau. Mas, apesar de seus benefícios, a virtualização não é perfeita - os próprios hypervisors são sólidos, mas as práticas e políticas que surgem a partir de virtualização podem desperdiçar recursos.


01-Acúmulo de máquinas virtuais ociosas podem "roubar" recursos computacionais valiosos

Com a virtualização, um hypervisor pode alocar recursos de computação e criar uma nova máquina virtual (VM) em menos de 15 minutos. O problema é que as empresas geralmente não têm as políticas para planejar ou gerenciar essas criações "rápidas e fáceis" de VMs. E uma vez que estas VMs são criadas no ambiente, raramente existem quaisquer politícas em andamento para dizer se essas VMs ainda são utilizadas ​​ou necessárias.


O resultado é que as VMs simplesmente se acumulam ao longo do tempo e sugam os recursos de computação, bem como recursos de backup e recuperação de desastres. Muitas organizações ainda não tem idéia por que elas estão ficando sem poder de computação.


VMs são fáceis de criar e fáceis de apagar. As empresas precisam de políticas e procedimentos para controlar as suas VMs usando de ferramentas de gerenciamento de ciclo de vida para entender se uma nova VM é necessária e poder justificá-la como novo servidor.

É importante compreender o tempo de vida que será necessário para cada VM do seu ambiente, devem haver datas claras para revisão e datas de remoção de modo que você possa estender ou aposentar a VM.

02-Máquinas virtuais podem congestionar o tráfego da rede


Congestionamento da rede é outro problema comum. Após a verificação e validação dos seus recursos de memória e CPU serão suficientes para criação de mais VMs em um determinado host, você é pego de surpresa e descobre que a porta do seu adaptador de rede (NIC) está em seu limite e constantemente saturada, fazendo com que algumas VMs passem a relatar erros de rede. Algumas das VMs simplesmente não conseguem se comunicar.


Antes da virtualização, um único aplicativo em seu servidor usaria normalmente apenas uma fração da banda de rede disponível mas com várias VMs seu servidor vai exigir um pouco mais da largura de banda disponível. A maioria dos servidores só estão equipados com uma única porta NIC e não vai demorar muito para que o tráfego de rede em um servidor virtualizado possa ficar sobrecarregado. As cargas de trabalho sensíveis à latência da rede podem reportar erros ou até mesmo falhar. Portas Gigabit Ethernet padrão normalmente podem suportar o tráfego de várias VMs, mas os profissionais de TI que planejam altos níveis de consolidação podem precisar atualizar os servidores com várias portas NIC para fornecer conectividade de rede adequada. Às vezes, você pode aliviar os problemas de congestionamento de tráfego a curto prazo através de um reequilíbrio das cargas de trabalho espalhando suas VMs entre vários servidores. Lembre-se de que as atualizações de NIC também podem exigir portas de switch adicionais e isso exigirá a atenção de um arquiteto de rede que deve ser envolvido no processo de virtualização e consolidação ainda na fase inicial do projeto.

03-A Consolidação vai multiplicar o impacto das falhas de hardware do seu servidor

Considere várias VMs todas em execução no mesmo servidor físico. A virtualização oferece ferramentas como snapshots e migração em tempo real o que pode efetivamente proteger VMs e garantir a sua operação contínua em condições normais. Mas a virtualização não faz nada para proteger o hardware subjacente. Então o que acontece quando o próprio servidor falhar? Maiores níveis de consolidação significam mais cargas de trabalho para cada servidor e mais cargas de trabalho serão afetadas por falhas e isso é muito diferente das implementações físicas tradicionais, em que um único servidor suportava uma única aplicação.


Existem várias táticas para mitigar falhas de hardware de um servidor. No curto prazo, os administradores de TI podem optar por redistribuir as cargas de trabalho para evitar que várias aplicações críticas residam em um mesmo servidor. A longo prazo, implantar servidores de alta disponibilidade para plataformas de consolidação que são importantes. Esses servidores podem incluir fontes de alimentação redundantes e várias tecnologias de proteção de memória, como sparing memória, espelhamento de memória e assim por diante.


04-O desempenho de um aplicativo pode ter como vilão a máquina virtual

Você só ouve coisas boas sobre virtualização e decide mudar o seu servidor de banco de dados corporativo para uma plataforma virtualizada e descobre que o banco de dados passa a executar um pouco mais lento ou talvez você virtualize uma outra aplicação e observa que ela é executada de forma errada ou é apenas "lenta". Existem várias possibilidades quando se trata de problemas de desempenho de uma VM. Sempre que alterar o seu hardware ou virtualizar determinadas aplicações o software pode não funcionar corretamente, é possível que o seu software antigo simplesmente não seja compatível com a virtualização e você terá que atualizá-lo, mudar para algum outro produto comercial que faça o mesmo trabalho, ou continuar usando o sistema de hardware que estava em execução todo esse tempo e nenhuma destas são opções atraentes para uma empresa com um orçamento apertado. Quando você se depara com uma aplicação moderna, que não tenha um bom desempenho depois de virtualizada pode ser simplesmente que a carga de trabalho não está recebendo a quantidade adequada de recursos de computacionais.


Fonte: Tradução livre

 
 
 

Comments


Tags
Posts
 

VIRTUAL42© 2015 - O SITE DO ESPECIALISTA 

bottom of page