O tamanho e outras causas para snapshots lentos.
- virtual42
- 1 de out. de 2014
- 3 min de leitura
"Os snapshots de máquina virtual são instantâneos, baseados em arquivos de estado, dados de disco e configuração de uma máquina virtual em um ponto especifico no tempo."
Snapshots oferecerem vários pontos de restauração para máquinas virtuais (VM), mas isso resulta em uma algumas complicações como uma performance ruim, resultado do tamanho do snapshot, dentre outras causas.
Snapshots VMware ocasionalmente tornam-se lentos, o que afeta negativamente o desempenho de uma máquina virtual. Você pode prevenir ou corrigir os snapshots lentos. Se isso não funcionar, há maneiras de evitar snapshots e utilizar outros recursos para suas cópias.
Para resolver snapshots lentos, você precisa descobrir o que está travando o seu processo de cópia. Seria a máquina virtual (VM) com uma sobrecarga? O seu local de armazenamento de dados está no limite de espaço livre? Poderia algo mais na infraestrutura estar causando um problema em seu snapshot?
Compreender como funciona um snapshot VMware pode ajudar sua equipe a encontrar as causas de lentidão. Em ambientes virtuais VMware, snapshots são cópias de metadados de todo o estado da máquina virtual. O snapshot não contém muitos dados, criando principalmente ponteiros para a VM original. Quando a VM tem muitas mudanças em seu estado, o snapshot cresce em tamanho, junto com as informações sobre os blocos de dados que foram alterados.
Os snapshots são normalmente utilizados para um processo de cópia de segurança, bem como para recuperar uma máquina virtual em um dado momento de tempo "passado". Em alguns casos, os snapshots podem ser a ferramenta errada para um determinado trabalho.
Quanto mais tempo um snapshot ficar ativo, ou seja, disponível, maior ele vai ficar e resultar em operações mais lentas. Para manter um snapshot VMware dentro dos parâmetros recomendados de tamanho, devemos apagar os snapshots em um prazo máximo de 72 horas após a sua criação. Esta é provavelmente a principal ação para resolução de snapshots lentos: excluí-los antes que eles cresçam e fiquem grandes demais!
Especialmente em ambientes de testes, os administradores vão manter vários snapshots para que eles possam facilmente reverter para o estado anterior de uma VM. Considere alternativas como a clonagem de uma máquina virtual de vez em quando, se você quer manter um estado mais recente.
A melhor abordagem para gerar snapshots de uma forma limpa e confiável é parar, pausar ou desligar uma máquina virtual antes de fazer sua cópia. Este é o único método que garante que nenhum outro processo está acessando a máquina virtual. Faça isso sempre que possível, embora seja inaceitável para alguns servidores críticos serem desligados para realizar essa atividade.
Snapshots lentos também podem ocorrer quando uma VM tem recursos insuficientes. Verifique se os recursos alocados para a máquina virtual podem lidar com a carga atual. Analisar o desempenho da máquina virtual para ver se ela tem ciclos de CPU suficientes, memória e I / O para suportar uma cópia via snapshot. Mudanças simples na configuração de uma VM também podem ajudar. Por exemplo, se o sistema operacional está em um disco diferente dos dados, o processo vai terminar muito mais rápido na parte onde se encontra o sistema operacional.
Se estas melhores práticas não melhorarem o desempenho, considere realizar essa tarefa utilizando uma tática diferente. Se você estiver usando snapshots para fazer um procedimento de backup e assim torná-lo mais fácil, por exemplo, você pode mudar para um backup baseado em agentes.
Fonte: Tradução livre / Pesquisa e assuntos de interesse.
Site referência: http://searchvmware.techtarget.com/
Comments