top of page

Como práticas adequadas na criação e gerenciamento do seu pool de recursos podem manter a alta dispo

  • virtual42
  • 23 de set. de 2014
  • 3 min de leitura

Sem a correta implementação e monitoramento constante, um pool de recursos - Resource Pools pode causar mais problemas do que resolver.


Com a popularização dos servidores atuais e os menores custos de aquisição, os servidores modernos permitem que um cluster vSphere possa ter muitos terabytes de RAM e milhares de giga hertz de CPU.

Em ambientes menores as Máquinas virtuais (VMs) compartilham os recursos de um único servidor ESXi. Já em uma estrutura que envolva um número maior de hosts ESXi, as VMs compartilham os recursos de um cluster Distributed Resource Scheduler (DRS) composto de vários servidores ESXi. Um cluster de maior porte promove o uso mais eficiente dos recursos, permitindo que um único cluster possa servir a várias cargas de trabalho o que pode ser muito benéfico.


Para obter o melhor de um pool de recursos (Resource Pool), um administrador deve gerenciá-los constantemente para se certificar de que eles não estão sendo mal utilizados ou ineficientes ao entregar os recursos adequados e necessários à cargas de trabalho que sofram alguma mudança. Caso contrário, pode haver problemas relacionados a redução de desempenho suas VMs.


Você está fazendo o certo?

A maneira errada de utilizar o seu pool de recursos

  • Uma utilização inadequada para os pools de recursos é utilizá-los para organizar suas VMs em grupos. Muitas vezes deparamos com pools de recursos sendo utilizados como um agrupamento lógico para VMs.

  • Outra má utilização é colocar alta prioridade na configuração do pool do compartilhamento (share) de CPU e uma baixa prioridade em outros compartilhamentos (shares), ambos são definidos uma vez e nem sempre são ajustados conforme as VMs entrão ou deixam os seus pools de recursos.


  • O outro erro clássico é fazer com que os grupos de recursos e VMs façam parte de um mesmo pool. Nota:"resource pool dentro de resource pool"


"Sempre que adicionar VMs é necessário realizar os ajustes e configurações dos seus resource pools."


Enquanto não há escassez de recursos, todas as VMs terão um bom desempenho. No entanto, se o administrador não ajustar a estrutura do pool de recursos após a adição de VMs, o desempenho diminui.


Quando há uma escassez de recursos, a concorrência cresce entre os objetos com o mesmo "pai". O cluster é o primeiro e geralmente principal "pai" de todos os pools e VMs do seu ambiente, responsável por reservas de recursos, limites e ações que serão entregues para cada "filho".


Assim VMs e pools competem por recursos, um pool com 10 VMs e 4.000 compartilhamentos (shares) receberão a mesma quantidade de recursos que um pool semelhante em configuração de recursos com 4.000 compartilhamentos (shares) que contenha 100 VMs. No pool de 10 VM, cada VM terá uma participação nos recursos. No pool de 100 VM, cada VM vai ter uma participação muito menor, porque há mais VMs competindo pelos recursos entregues à esse pool.


Sem à necessida de fazer nenhuma alteração nos pools, mas sim movendo as suas VMs, podemos otimizar o uso dos recursos de nosso cluster, assim que os dois conjuntos de pools tenha igual número de VMs significará obter recursos iguais. A alteração do valor das ações para refletir o número de VMs em cada pool também, e também na entrega desses recursos. Configurações nos pools de recursos, muitas vezes precisam mudar quando o número ou tipo de VMs dentro desses pools mudam.


Manter as prioridades dos seus pools de recursos


  • Um bom uso de seus pools de recursos é isolar a alta prioridade de VMs de baixa prioridade VMs. Um pool de recursos de alta prioridade pode ter uma reserva igual à soma da CPU e RAM configurada para todas as VMs no pool. Essa configuração garante que as VMs de alta prioridade obtenham todos os recursos que estão alocados.


  • Em um outro conjunto de recursos em que o administrador possa ter uma reserva que é a metade da soma da configuração da VM, o que significa menos recursos garantidos. Quando VMs são adicionados ou removidos dos pools, a reserva sobre o pool precisa ser mudado. Um método melhor é definir a reserva na VM. Dessa forma, as reservas seguirão uma VM se ela se mudar de determinado pool.


Colocar um limite para um pool de recursos


Colocar um teto limite para os recursos que forem disponibilizados para as suas VMs em seu pool de recursos. Esta é uma boa solução em situações onde os desenvolvedores possam criar suas próprias VMs. Eles podem criar quantas VMs eles queirão, mas não podem consumir mais recursos do que o limite definido. Desta forma os desenvolvedores e suasVMs são isolados do ambiente de produção e suas VMs, embora todos eles sejam executados em um cluster DRS.



Fonte: Tradução livre / Pesquisa e assuntos de interesse.

 
 
 

Comments


Tags
Posts
 

VIRTUAL42© 2015 - O SITE DO ESPECIALISTA 

bottom of page